O Expressionismo Alemão
O Expressionismo foi um movimento artístico que existiu no séc. XIX até o início do séc. XX, e seu auge ocorreu na década de 20 na Alemanha.
Seu contexto histórico está ligado ao pós-guerra, onde os alemães estavam extremamente infelizes e insatisfeitos com a realidade (vide os acontecimentos da Primeira Grande Guerra, 1914 - 1918). Com toda essa insatisfação, o movimento expressionista buscava um contraponto com a realidade, tentado combater a razão com a emoção.
Os nazistas consideravam este movimento como um período decadente, pois ele era um desafio à autoridade. E por conta disso, muitos filmes e outros tipos de arte foram destruídos.
O Expressionismo buscava fazer alusões à sonhos, pesadelos e todo esse universo mais lúdico e fantasioso. Daí vem as distorções em cenários, maquiagens marcadas, pinturas com cores fortes, e muitas expressões faciais.


Como o cinema ainda era em preto e branco, a utilização das cores não era possível, por isso as maquiagens eram super marcadas e a utilização de muitas sombras era bem característico.
Nessa mesma época, na Alemanha, estava acontecendo um outro movimento cinematográfico: o Kammerspiel! Que seria um movimento oposto ao Expressionismo. No Kammerspiel utilizavam-se mais movimentos de câmera, ao contrário do Expressionismo (que, por muitas vezes evitava excessos de movimentação para ter uma contemplação maior sobre a paisagem). Obviamente, o Kammerspiel foi muito menos popular.
Até a próxima sessão !
Comentários
Postar um comentário
Seja gentil e educado!